Conteúdo Produzido
Por PagBank
A contínua pressão inflacionária, a alta nos preços das commodities (matérias-primas) e a alta de 6% do Ibovespa beneficiaram os fundos posicionados para ganhar com o aumento dos juros
globais e em empresas exportadoras de commodities. Confira abaixo os desdobramentos do mês de março nos investimentos e quais os 20 melhores fundos de ações e multimercado nesse
período —e que vale ficar de olho para abril.
Entenda o cenário O mês de março teve como destaque os desdobramentos econômicos do conflito entre Rússia e Ucrânia. Os dois países são grandes exportadores de matérias-primas
como petróleo, gás natural, carvão e metais preciosos.
O conflito na região afetou a produção e distribuição desses bens, o que explica os recentes aumentos nos preços dos combustíveis. Essa dinâmica de aumento de preços pressiona ainda mais a inflação das economias e a trajetória da inflação, que antes já preocupava as autoridades
monetárias e volta a ser tema central para os próximos meses.
No Brasil, os ativos têm se mostrado resistentes aos impactos negativos do conflito. No mês, o Ibovespa — principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3) — teve alta de 6,06%. O S&P 500 — principal índice da Bolsa americana — também fechou no positivo, com alta de 3,32%.
A entrada do investidor estrangeiro na Bolsa brasileira e a alta no preço das commodities foram importantes contribuintes para o bom desempenho do Ibovespa no ano, que até o final de março
acumulou alta de 14,5%, enquanto o S&P 500 acumulou queda de -4,9%.
O dólar apresenta queda de -15,10%, aliviando parte da pressão inflacionária no país. No mês também houve um aumento da taxa básica de juros, a Selic, para o patamar de 11,75% —o maior dos últimos cinco anos.
Com esse cenário, no mês de março se destacaram os seguintes fundos multimercados:
Caros cotistas,
Conforme comunicado enviado pela Intrag e e-mail enviado por nós da Esh Capital, o fundo Esh Theta FIM passou por um processo de masterização com finalidade de facilitar a gestão operacional dos ativos do fundo, e na prática, nada muda para quem já é cotista do fundo.
Porém, vale ressaltar que devido a Masterização, o fundo Esh Theta FIM teve sua nomenclatura alterada para Esh Theta 18 FIC FIM.
Em caso de dúvida, favor nos contatar no (11) 3181-3333 ou através do e-mail [email protected].
Atenciosamente,
Esh Capital Investimentos.
Prezados,
A Esh Capital não concorda com a decisão da Gafisa de aprovar o aumento de capital no valor máximo de R$ 200 milhões, tomada no dia 15 de março de 2023.
Conforme exposto na carta mensal de fevereiro, o valor de mercado atual da Gafisa é de cerca de R$ 400 milhões e, nos últimos 3 anos foram, realizados nove aumentos de capital no montante de cerca de 1,5 bilhão de reais. O último aumento, anunciado em 15 de março de 2023, aos investidores, é o segundo em dois meses, o que nos leva a continuar questionando a utilização dos recursos pela companhia.
Vale destacar novamente que um dos motivos de termos questionado o aumento de capital anteriormente foi o fato de que a parcela relevante do caixa da Gafisa está aplicada diretamente em um fundo relacionado à construtora, que por sua vez aplicava em outro fundo que teve sua razão social alterada em janeiro de 2023.
Com isso, garantimos aos nossos investidores e a todos que confiam na filosofia da nossa estratégia de geração de valor que continuaremos atuando no caso de Gafisa até que a empresa passe a entregar ou retornar todo o valor que é de direito da companhia e de seus acionistas.
Estamos à disposição para mais esclarecimentos e sugerimos que acessem a carta mensal do nosso gestor para mais informações sobre o caso citado acima.
Atenciosamente,
Esh Capital.
Contato:
(11) 3181-3333 ou através do e-mail [email protected].
Caros cotistas,
Conforme comunicado enviado pela Intrag por e-mail a respeito da Assembleia de Masterização do Esh Theta FIM a ser realizada em 07/03/23, gostaríamos de prestar alguns esclarecimentos.
O processo de Masterização tem por objetivo facilitar a gestão operacional dos ativos do fundo. Pelos benefícios efetivos, a masterização é uma prática bastante difundida na indústria e esse processo não acarretará em mudanças para os cotistas, tanto em relação a estratégia atual do fundo, quanto em alterações nas taxas de administração e performance, ou mesmo prazo de resgate do fundo, todos esses pontos serão mantidos da mesma forma.
Na prática, nada muda para quem já é cotista do fundo.
Em caso de dúvida, favor nos contatar no (11) 3181-3333 ou através do e-mail [email protected].