Gestora ativista de ações do mercado brasileiro, a Esh Capital assinou o termo de adesão ao Código Brasileiro de Stewardship em dezembro de 2022. O código é uma iniciativa da Amec e da CFA Society Brazil que tem como objetivo desenvolver e disseminar a cultura de stewardship no mercado de capitais brasileiro, promovendo o senso de propriedade nos investidores institucionais e criando padrões de engajamento responsável.
A asset foi fundada em 2015 por Vladimir Timerman, que teve passagens por casas como Absolute Investimentos, Nest, Hedging-Griffo e Itaú BBA. Em 2016, a gestora recebeu o ingresso de Otacílio Neto, que passou a atuar como Trader. Em 2019, ingressaram Renato Gitelman, Head de Risco e Compliance e Sérgio Goldman, que atualmente é o principal gestor do fundo Esh Prospera, um produto de ações Long Only.
A decisão de aderir ao Código de Stewardship está em linha com o exercício do ativismo e do engajamento da gestora nas companhias onde possui participação relevante. “O Código é uma marca importante para nossa gestora como um todo. A adesão representa um selo para ratificar a busca pela melhoria da governança das empresas em que investimos”, explica Isaac Nunes, associado e responsável pelo RI da Esh. Ele explica que a adesão permite ampla divulgação da missão e do perfil da gestora para o mercado e seus stakeholders e reforça a trajetória histórica da empresa. “É bastante relevante tornar-se signatário do CBS. Permite também aperfeiçoar os padrões de governança da própria asset”, diz. Para buscar melhorias contínuas dentro de casa, a Esh Capital constituiu um conselho consultivo para acompanhar as ações de governança da própria gestora.
Caros cotistas,
Conforme comunicado enviado pela Intrag e e-mail enviado por nós da Esh Capital, o fundo Esh Theta FIM passou por um processo de masterização com finalidade de facilitar a gestão operacional dos ativos do fundo, e na prática, nada muda para quem já é cotista do fundo.
Porém, vale ressaltar que devido a Masterização, o fundo Esh Theta FIM teve sua nomenclatura alterada para Esh Theta 18 FIC FIM.
Em caso de dúvida, favor nos contatar no (11) 3181-3333 ou através do e-mail [email protected].
Atenciosamente,
Esh Capital Investimentos.
Prezados,
A Esh Capital não concorda com a decisão da Gafisa de aprovar o aumento de capital no valor máximo de R$ 200 milhões, tomada no dia 15 de março de 2023.
Conforme exposto na carta mensal de fevereiro, o valor de mercado atual da Gafisa é de cerca de R$ 400 milhões e, nos últimos 3 anos foram, realizados nove aumentos de capital no montante de cerca de 1,5 bilhão de reais. O último aumento, anunciado em 15 de março de 2023, aos investidores, é o segundo em dois meses, o que nos leva a continuar questionando a utilização dos recursos pela companhia.
Vale destacar novamente que um dos motivos de termos questionado o aumento de capital anteriormente foi o fato de que a parcela relevante do caixa da Gafisa está aplicada diretamente em um fundo relacionado à construtora, que por sua vez aplicava em outro fundo que teve sua razão social alterada em janeiro de 2023.
Com isso, garantimos aos nossos investidores e a todos que confiam na filosofia da nossa estratégia de geração de valor que continuaremos atuando no caso de Gafisa até que a empresa passe a entregar ou retornar todo o valor que é de direito da companhia e de seus acionistas.
Estamos à disposição para mais esclarecimentos e sugerimos que acessem a carta mensal do nosso gestor para mais informações sobre o caso citado acima.
Atenciosamente,
Esh Capital.
Contato:
(11) 3181-3333 ou através do e-mail [email protected].
Caros cotistas,
Conforme comunicado enviado pela Intrag por e-mail a respeito da Assembleia de Masterização do Esh Theta FIM a ser realizada em 07/03/23, gostaríamos de prestar alguns esclarecimentos.
O processo de Masterização tem por objetivo facilitar a gestão operacional dos ativos do fundo. Pelos benefícios efetivos, a masterização é uma prática bastante difundida na indústria e esse processo não acarretará em mudanças para os cotistas, tanto em relação a estratégia atual do fundo, quanto em alterações nas taxas de administração e performance, ou mesmo prazo de resgate do fundo, todos esses pontos serão mantidos da mesma forma.
Na prática, nada muda para quem já é cotista do fundo.
Em caso de dúvida, favor nos contatar no (11) 3181-3333 ou através do e-mail [email protected].